O CINZA É O NOVO BEGE?

Eu não gosto de parede branco puro. Como o nosso gosto em arquitetura e decoração nasce do acúmulo de experiências que a gente tem na vida e o “gostar ou não de algo” vem de sensações vividas junto a determinadas cores e materiais, que ficam guardadinhas no fundo da nossa mente, o meu problema com parede branca vem de infância. O caso é que a minha mãe não achava que existia tinta de parede de outra cor. A casa em que eu cresci era inteira branca por dentro e por fora, sempre.

Quem lê isso vai perguntar: “como assim, essa louca vive fazendo um monte de casa branca e agora vem com essa de que não gosta de branco????”

Explico: em 99% dos casos, eu uso quase branco, não branco. Falando de maneira mais chique, eu adoro off-whites de todos os tipos.

Tirando poucas exceções, acho que um pinguinho de cor deixa a parede mais rica, dá um “3D” no contraste com teto, porta e rodapés brancos e esquenta o ambiente. Dá para fazer uma base neutra e usar na casa toda, sempre repetindo o branco puro em tetos, molduras e rodapés.

A cor que é moda como base nas paredes das casas sofreu uma evolução bem definida: nos anos 90, era o palha, o marfim e toda uma gama de cores amanteigadas. Não pode ser coincidência que esta também foi a era da madeira marfim….

Nos anos 2000, tivemos a predominância dos beges, crus, camurças, areias e cafés com leite em todos os níveis de predominância do café e do leite. Na verdade estas cores não cansaram, como aconteceu com a amarelice do palha.

Mas apareceram novas opções.

Eu diria que a cor base das paredes das casas nos anos 2010 vai ser acinzentada. O cinza veio chegando de mansinho, se espalhando, as madeiras estão acinzentadas, a onda de casas “neoclássicas” trouxe uma fase de paredes gelo, o Fendi não passa de um cinza-verde-marrom e se firma como uma cor muito versátil, se espalhando por tudo, todos os tons de concreto e cimento queimados reinam nos lançamentos de porcelanatos e cimentícios, junto aos beges e brancos de sempre.

Comigo deu muito certo. Voltando às minhas viagens psico-arquitetônicas, eu tenho uma teoria de cores aplicada à minha humilde pessoa.  Eu sou mega hiperativa, super ansiosa e ligada na tomada 24 horas, mal durmo. O negócio é que parede bege, amarela ou qualquer outra cor quente não é muito a minha praia, eu não agüento muito. Não é por acaso que o meu quarto é verde-cinza aqui e na casa de Orlando, azul-cinza. Cores frias me fazem muito bem! Acho que preciso delas para abaixar um pouco o agito. Ao contrário, imagino que pessoas mais calmas devam se sentir melhor entre aconchegantes paredes café com leite.

Eu acho uma delícia usar como base, nas paredes de um ambiente, um cinza bem clarinho. Combina com tudo que você pendura na frente e dá uma sensação de ambiente decorado, acabado, sem cansar. Daí costumo usar um termo que eu vivo usando por aí e não sei se todo mundo entende: cinza quente. ( Toda vez me lembro da minha querida cliente Ale, que me dizia que eu recomendava um cinza quente a ela tentando engana-la e persuadi-la a usar bege, que ela odeia…hehe);

Quando eu fiz curso de decoração em Nova York, em 1998, eu comprei um jogo gigantesco de canetinhas que tinha uma coleção incrível de cinzas quentes e frios. Com ele aprendi a distinguir os cinzas quentes. Na verdade eles são brancos sujos com um pingo de cinza e um pingo de marrom, em vários níveis. Entenderam? rs…

Este conceito é importante de se aprender para não cairmos, ao decorar usando cinza e cores frias em geral, na armadilha de cair num esquema todo frio demais, criando uma tenebrosa sensação hospitalar. Cinza é para ser misturado, além do preto, com madeira, com pingos de vermelho e amarelo, ou diluído em tons chegando nos fendis, de maneira com que passe a combinar com tons terrosos.

O cinza também chega numa fase da decoração em que estamos usando muito preto. 90% dos meus clientes, hoje, compra mesa de jantar preta. Aparadores, cadeiras, poltronas, só os sofás não caíram na escuridão total. Os armários de cozinha pretos estão por tudo. Preto com cinza não tem erro, desde que, mais uma vez, se esquente a mistura…

O que eu também acho legal é que hoje tem opção para todo mundo, porque qualquer cor que você dá uma rebaixada misturando com cinza ganha sofisticação. E como estamos usando laca colorida como nunca, todos os tons cinzentos em laca ficam super chiques!

p.s. todas as fotos deste artigo são de obras da nossa autoria.

Leave a comment

55 Comments

  1. Luciana

     /  15 de junho de 2012

    Olá! Adorei ler seu texto! Sempre amei paredes beges e hoje, que estou iniciando as obras do meu primeiro apartamento, imagino ele com parede cinza. Na verdade, quero um “cinza bege”, como o da primeira foto. Na minha sala pretendo usar bastante madeira, branco e objetos com turquesa. Está difícil é encontrar o tom certo para a parede, o tal do “cinza bege” que eu tanto quero. Você sabe indicar alguma tinta que seja nessa cor que busco?

    Responder
    • Oi Luciana!
      Sempre uso nos clientes a cor Lua Nova da Suvinil.
      Compre um potinho de teste, que é bem baratinho, e pinte um quadrado de pelo menos 50x50cm, numa parede que pegue bastante luz.
      Se quiser, compre mais algumas latinhas das cores que ficam em volta na tabela e faça os testes um do lado do outro, para comparar. A cor se comporta de maneira muito diferente de uma casa para outra!
      Não se esqueça de que, se o apartamento for velho e as paredes, meio irregulares, é melhor comprar a tinta fosca, que disfarça imperfeições.
      Beijos!

      Responder
      • Luciana

         /  20 de junho de 2012

        Oi, Paula! Muito obrigada! Só para confirmar… foi Lua Nova da Suvinil que foi usada na primeira foto e na terceira foto (parede da sala de jantar)? Pelo site da Suvinil essa cor parece bem mais clara (tipo a da última foto). Beijos

        Responder
  2. Oi Luciana!
    Não, o Lua Nova é realmente o da última foto. O da primeira é da Sherwin Williams e o da sala de jantar é o C 164 da Suvinil.
    A Suvinil divide as cores por códigos e letras: o lua nova é o A163. O “A” é o mais claro da tabela. Para ficar no mesmo tom, mas mais escuro, você vai indo para o B, C, D, sempre fazendo teste, ok? As linhas 146, 161, 164 e 165 também são lindas.
    Faz vários testes porque em cada ambiente a cor se comporta diferente!
    Beijos e boa sorte!

    Responder
  3. Luciana

     /  28 de junho de 2012

    Obrigada por ser tão atenciosa, Paula! Vou testar sim!!! Bjs

    Responder
  4. Ana Paula

     /  21 de agosto de 2012

    Ola, parabens pelo site e achei muito lindo, essas cores nos tons cinzas. Exatamente como estava procurando, a da primeira foto, vc usou qual tinta? A da parede que tem os quadrinhos ne? As outras vc ja disse a ja anotei tudo, rsrsrsr….

    Responder
  5. oi paula, adorei o post, gostaria de saber que cor compro pra pintar minha parede da cor FENDI, meu sofá é bege, fica bom?

    Responder
  6. sueli

     /  28 de maio de 2013

    sera que voce pode me ajudar estou pintando a parede de erva doce qual a cor que que posso colocar no gesso entre parede e teto. o teto vai ser branco neve.

    att no aguardo. sueli

    Responder
    • Olá Sueli,
      tudo bem?
      Não entendi muito bem a sua pergunta. O gesso que você menciona é uma moldura roda-teto? Neste caso, acho que ele deve ser branco neve também. A moldura branca deixa a impressão da sala mais alta!

      Responder
  7. Edneia Borges

     /  9 de junho de 2013

    Ola, Paula…td bem? Adorei sua explicação sobre os tons de cinza… Mas ainda to c uma duvida cruel…rs Vc acha que a cor Lua Nova da Suvinil é indicada para realçar/contrastar com portas e rodapés brancos? isso em um apto pequeno com o piso laminado carvalho dover da durafloor…Tb qria destacar uma parede com algum cinza mais escuro, mas q n diminuisse demais o ambiente e que “converssasse” com a cor lua nova, vc conhece alguma cor pra me indicar?…se puder me ajudar ficarei muitooooo grata…rsrs ah parabéns pelo site

    Responder
    • Oi Edneia!
      Super obrigada!
      Acho o Lua Nova incrível para realçar detalhes brancos, e ele é suave o suficiente para dar aconchego sem pesar em ambientes pequenos. O carvalho dover combina com tudo. O lua nova é mais acinzentado; se tiver vontade de colocar algo mais para o bege, ou o apartamento for muito frio para colocar cinza, o algodão egípcio também é hit entre os clientes e fica lindo.
      Se quiser uma parede mais escura, faça o seguinte: o código do Lua Nova é o A163. Peça para o vendedor o D163 ou o E163, versão mais escura da mesma raiz. As cores Medalha de Bronze e Ponte Pensil também são lindas.
      Boa sorte! Vai me contando!

      Responder
  8. Alana

     /  30 de junho de 2013

    Oi Paula! Adorei seu blog. Cheguei aqui enquanto pesquisava pisos laminados para combinar com a cor Lua Nova da Suvinil que utilizei no meu meu apartamento. Ele é bem pequeno e quero que seja bem claro. Você acha que combinaria com piso Fresno Decapê da linha Prime da Eucafloor? Enquanto as paredes são na cor Lua Nova, o teto e os roda forros são brancos. Também penso em rodapés brancos. Aguardo retorno anciosamente :)

    Responder
  9. Joice

     /  29 de julho de 2013

    Boa noite Paula. Gostaria de saber qual a referência da tinta usada na primeira foto. Obrigada!

    Responder
  10. Arthur

     /  13 de agosto de 2013

    Olá Paula,
    Gostei de todos os ambientes, todas as cores me agradaram muito.Qual cor você recomenda para um apartamento pequeno de 45 m2 (mini sala, quarto e micro corredor). Pretendo colocar assoalho de madeira ou vinílico , com rodapé na cor branca. Não sei como fazer essa combinação..rs
    Obrigado,
    Arthur

    Responder
    • Olá Arthur,
      recomendo que você pinte num tom off white. Tente fazer testes do lua nova, lua cheia e algodão egípcio, os 3 da suvinil.
      E escolha algumas paredes para colocar um papel bem bonito. Boa sorte!

      Responder
  11. tatiane

     /  21 de agosto de 2013

    gostaria de saber qual seria o tom que combinaria com o bege para um quarto de recém nascido.

    Responder
  12. JOSEMARY OLIVEIRA MARTINS

     /  30 de agosto de 2013

    Paula, parabéns pelo site. Estou feliz em ter descoberto seu site e quem sabe vc acaba com uma dúvida cruel. Falta eu pintar minha fachada, apesar do algodão egipício ser usado mais internamente, estou pensando usá-lo com o creme escocês. Você acha legal a combinação ou tem alguma melhor. Gosto do tom verde mas não consegui definir por nenhum. Obrigada, e mais uma vez parabéns pelo site

    Responder
    • Oi Josemary,
      Eu acho o algodão egípcio uma cor legal para a fachada, e o bege escocês também é bonito. Minha única ressalva é que são duas cores bem claras, e você tem que lembrar que, ao contrário do que acontece internamente, no exterior as cores parecem mais claras. Talvez fosse melhor você usar junto com o algodão uma cor de mais contraste, sugiro o Sacola de Lona e o Tapete de Juta, uso demais estes dois.
      Beijos e espero que ajude!

      Responder
  13. Gisele

     /  1 de setembro de 2013

    Oi Paula, sua matéria esta perfeita, eu estava procurando pelo assunto e achei suas dicas fantásticas. Estou na etapa final de uma obra e gostaria que você me desse uma sugestão sobre um cinza para fachada. O beiral da casa será branco neve .Desde já agradeço. Abcs

    Responder
  14. JOSEMARY OLIVEIRA MARTINS

     /  2 de setembro de 2013

    Paula, acabei de ler a sua resposta e quero muito agradecer. Vou comprar as amostras. A sua empolgação com o cinza me entusiasmou tanto que enquanto aguardava sua resposta, comprei amostras do cinza de grife com o madeira enfumaçado e gostei, mas vou conhecer estes que você me indicou. Parabéns e muito obrigada

    Responder
  15. Fabiana

     /  5 de setembro de 2013

    Olá Paula! Parabéns pelo site! Amei! Pensei em pintar o meu apartamento de lua nova e queria fazer a parede da tv mais escura, contudo o local é na serra, bem frio. Alguma sugestão para essa outra parede?
    Bjo.

    Responder
  16. Kécia

     /  10 de setembro de 2013

    Adorei suas dicas… mas to precisando de uma mega ajuda… comprei uma cor preparada chamada Dubai/suvinil e ficou super escura por que não estava na tabela de off white e eu acabei me passando. Preciso de uma cor off white puxada para um areia. qual vc me indicaria? Lua cheia? meu sofá é marrom e por isso estou indo para o lado do areia; estou certa?

    Responder
  17. Tânia Regina Verão Hardem

     /  13 de setembro de 2013

    Olá! Eu tenho um sofá marrom chocolate e gostaria de saber se posso pintar a parede de cinza e qual o tom, ou devo ficar com o bege? Atualmente esta pintada de pérola aveludada da Suvinil ou seja um amarelinho fosco.E se eu colocar uma parede como painel cinza? Bjs, obrigada.

    Responder
  18. Claudia Cabral

     /  17 de setembro de 2013

    Olá,Paula! Eu a-d-o-r-e-i esse post! Simplesmente super! É exatamente assim que se faz uma coisa de qualidade: explica, exemplifica e justifica! Demais!!!

    Responder
  19. Ana Maria

     /  12 de dezembro de 2013

    Olá Paula!
    Adorei suas dicas. Estou pintando minha casa internamente com a cor algodão egípcio, queria dar destaque com uma cor mais escura em uma das paredes, pode me dar uma sugestão? Parabéns pelo site.
    Um abraço

    Responder
  20. Ana Paula Morales

     /  14 de dezembro de 2013

    Adorei a dicas! Essa é a cor que eu procurava. Quero as portas brancas. Vc sugere pintar ou laquear? Obrigada!

    Responder
  21. Ceicilene Martins

     /  27 de dezembro de 2013

    Oi Paula! Estou reformando meu apartamento e estou colocando um porcelanato branco da Portinari. Estava pensando em pintar o gesso e as molduras de branco. Já venho me encantando com a cor cinza a algum tempo. Qual tom você sugere para eu pintar as paredes? Estou em dúvida também quanto a cor das portas…

    Gde abraço e obrigada pelas valiosas dicas!
    Um 2014 bem colorido!

    Responder
  22. tatiana

     /  18 de janeiro de 2014

    oi Paula,amei seu blog,estou pintando minha casa e queria colocar na fachada de uma cor e no muro o mesmo tom cinza um pouco mais escuro ,que cor de cinza devo usar para dar um tom sobre tom bem chique e moderno,obrigada tatiana

    Responder
  23. Denise

     /  24 de janeiro de 2014

    Adorei suas dicas! Vou colocar o papel de parede kabana, da Tok Stok, vc conhece? Ele parece palha. Pretendo colocar na parede da tv do meu quarto, qual cor vc sugere para as outras paredes?

    Responder
  24. Letícia

     /  27 de janeiro de 2014

    Paula,

    Meu apartamento tem 57m2, meu sofá é preto e tenho outros móveis nessa cor. Quero pintar a parede de cinza para realçar o rodapé e portais brancos. Qual a cor vc me indica? Não quero deixar o ambiente muito escuro…

    O que me indica?

    Responder
  25. Daiane

     /  28 de janeiro de 2014

    Olá! Gostaria de uma ajuda, para parte externa da casa gostaria de algo bege acinzentado e muros mais escuros… Fiz um teste com o papel picado pra casa e ovelha Suvinil para os muros… Qual seria uma outra opção?

    Responder
  26. Oi Paula , parabéns pelo site ,um sucesso ! Estava pensando em colocar a tinta algodao egip. mas de tanto ler no seu site sobre a tinta lua nova confesso que estou entusiasmada pra mudar pro acinzentado , mas estou na duvida pois meu piso é num tom bege bem claro , meu sofa cinza claro e o painel da minha tv é cinza (onix guararapes) com o nicho branco , nesse caso vc acha que a parede ficara melhor com algodao egp ou lua nova ?

    Responder
    • Oi Marta,
      tudo bem?
      Neste caso depende do seu gosto, porque as duas cores combinam. A coisa de gostar mais de cores quentes ( bege ) ou de frias ( cinza ) é muito da pessoa.
      E outra coisa: a luminosidade da casa faz uma diferença enorme. Uma cor pode ficar linda na sua casa e horrível na de uma amiga sua que tenha outro tom de piso, outra posição de janelas ou outra temperatura de luz nas lâmpadas.
      Eu indico que você faça um teste: compre duas latinhas de um quarto de galão, uma de cada cor, e pinte um metro quadrado com cada um encostado no outro. Se quiser completar compre mais uma cor. Gosto de todas da suvinil que chamam “papel” alguma coisa, todas são lindas. E a lua cheia é bonita também, fica entre a lua nova e o algodão.
      Beijos!

      Responder
  27. Juliany

     /  16 de fevereiro de 2014

    Paula!
    Amei suas sugestões!Meu piso é porcelanato laminado e tenho uma parede na sala de revestimento e comprei a cor lua nova (toque de seda)suvinil,o teto comprei branco neve,só que esse revestimento na sala puxa para o bege…Será que vai combinar?beijos!

    Responder
    • Combina sim, Juliany! O Lua Nova é muito versátil e puxa tanto para o frio quanto para o quente!
      Agora escolha algum item da decoração para ser colorido, junto com tapete e almofadas, para dar vida.
      Beijos!

      Responder
  28. Viviane

     /  20 de fevereiro de 2014

    Oi Paula, estou construindo uma casa e ja fiz quatro testes de cinza e ainda não cheguei numa cor ideal, queria um cinza n muito escuro e nem muito claro, pois as aberturas sao brancas em pvc, tens alguma sugestão para me ajudar. Obrigada

    Responder
  29. Olá Paula , estou na fase de pintura da minha casa, ela e ampla e bem arejada. Não gostaria de pintar de branco, pensei em um cinza bem clarinho, estou em dúvida nos tons Orquídea branca, azaleia branca ou copo de leite todas da sulvinil. O que vc acha? Obrigada

    Responder
  30. Fernanda

     /  31 de março de 2014

    Bom dia Paula, estou pintando as paredes internas d minha casa de Lua Nova, mas n sala de tv gostaria de fazer uma parede destaque.. qual cor vc me sugere? Ahh, adoreii suas dicas.. tudo de mto bom gosto. Parabéns..

    Responder
  31. eline

     /  7 de abril de 2014

    Olá Paula, seu site é lindo! Precíso de ajuda quanto a minha sala: sofá marrom, home marrom clarinho e o piso vinilico em manta com estampa de madeira bege. Qual cor jogar nas paredes? coloquei o palha e ficou tudo com claro de amarelo por causa da claridade. Posso usar este cinza lua nova ou o algodão egípcio?Abraços.

    Responder
  32. Helga

     /  8 de abril de 2014

    Oi Paula!
    Estou construindo uma casa geodésica e quero usar um tom cinza na cúpula, internamente. A cúpula se compõe de uma estrutura de triângulos de cedro e o forro é de uma mistura de cimento e outros componentes. As janelas são de garapeira. O pé-direito é bem alto. Que tom me aconselha para o forro? O assoalho vai ser de madeira natural em tom médio (camaru).
    Obrigada! Parabéns pelo site, está muito bom¹

    Responder
    • Oi Helga!
      Sua casa me parece muito legal! Mande fotos quando ficar pronta!
      Eu sempre recomendo branco puro no teto, para ele parecer bem alto. No máximo um off white bem claro!

      Responder
  33. Olá Maria,
    eu achava o betula bem bonito. Tente o Gris Montano da marca Duratex. Essa cor é maravilhosa.
    Beijos!

    Responder
  34. Nossa, não conheço este Medalha de Bronze…..já tentou o Tapete de Juta e o Ovelha, com o Lua Nova ficam lindos!
    Beijos!

    Responder
  35. Putz Nubia ! Várias cores ficariam boas! Dá uma olhada em alguns códigos e compre testes para ver ao vivo, porque no papel engana muito. Outra coisa legal é escolher um papel bonito para uma parede e daí escolher a cor do fundo do papel para outras! Boa sorte!

    Responder
  36. Oi Patricia!
    O Ouro Branco deve ser uma boa opção!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>